Departamento de Engenharia Electrónica e Informática
Imagem Aleatoria

Preparação de teses em curso

Alunos

O 3º ciclo de formação em Engenharia Electrónica e Telecomunicações teve inicio em 2009/2010 e todos os alunos inscritos neste plano doutoral encontram-se a realizar a parte curricular. As preparações de tese que estão a ser elaboradas são as seguintes:

 

Aluno: Paulo Roberto Ferreira Rocha
Tema da Tese: Caracterização de dispositivos electrónicos biestáveis para aplicações em memórias resistivas não voláteis.

Resumo:
Existe necessidade de desenvolver novos conceitos para as memórias não voláteis (MNV) que sejam escalonáveis a uma dimensão <40 nm, tenham comutações rápidas e sejam compatíveis com a tecnologia CMOS, unificando as arquitecturas existentes. Das MNVs emergentes, as de estrutura metal-isolador-metal (MIM) exibem variações induzidas de resistência eléctrica até nove ordens de grandeza (comutação resistiva; RS entre um estado de mais baixa resistência (ON) e um de mais alta (OFF).. Contudo, os mecanismos electrónicos subjacentes ainda estão longe de serem compreendidos, nomeadamente a origem da comutação, do processo de electroformação, do tempo morto da comutação, ou a região negativa da condutância (dI/dV). Além disso, antes de os dispositivos serem comercializados, várias propriedades das MIM devem ser melhoradas, tais como a dispersão dos parâmetros de comutação ou a sua durabilidade. Este programa de trabalhos para doutoramento pretende fabricar e estudar estruturas MIM que exibem comutação resistiva com potencial de aplicação em memórias não voláteis.

 

Aluna: Asal Kiazadeh
Tema da Tese: Fabricação e caracterização de dispositivos electrónicos com base em  nanopartículas metálicas.
 
Resumo:
O objectivo do trabalho é explorar a utilização das nanopartículas num conjunto de dispositivos electrónicos, nomeadamente em memórias resistivas, células solares e díodos emissores de luz. Pretende-se fabricar e estudar as propriedades eléctricas e ópticas desta nova classe de dispositivos electrónicos.

O trabalho vai ser desenvolvido em colaboração com o departamento de Química da Universidade do Algarve, com o grupo de Prof. René Jassen da Technical University of Eindhoven (TU/e) e da Philips Research em Eindhoven onde aplicações com memórias resistivas serão exploradas.

 

Aluna: Qian Chen
Tema da Tese: Polymeric Resistive RAMs: Elucidating the Switching Mechanism

Resumo:
O objectivo é elucidar porque as interfaces oxido/semicondutor orgânico desenvolvem instabilidades eléctricas (comutação resistiva)  que conduzem a degradação e a falha dos dispositivos. Este é o principal problema de fiabilidade do LEDS baseados em matérias orgânicos. Pretende-se por isso não só perceber o mecanismo físico mas também desenvolver um teste de diagnóstico que permita indicar quais os dispositivos susceptíveis de desenvolver instabilidades e perder a funcionalidade.


Aluno: Fábio dos Santos Lopes.

Tema de Tese:

O trabalho é realizado no âmbito das actividades do Laboratório de Processamento de Sinal (SiPLAB) com ênfase no processamento de sinais acústicos submarinos.

MSDN Academic Alliance

Academia Cisco


Visual Paradigm Academic Partner Program has made possible the use of VP at University of Algarve for educational purpose.

PlanetLab