Departamento de Engenharia Electrónica e Informática
Imagem Aleatoria

Introdução

A estrutura do programa de doutoramento combina unidades curriculares de tópicos avançados (disciplinas da especialidade) com um trabalho aprofundado de investigação no âmbito da elaboração da tese. Em paralelo o aluno participa em seminários de investigação que para além de abordar temas da especialidade incidem sobre aspectos transversais da actividade científica. A escolha das unidades curriculares é baseada num conjunto pré-estabelecido e coerente de unidades curriculares ajustada à área científica onde o desenvolvimento do trabalho de investigação da tese se irá efectuar. A metodologia de ensino das unidades curriculares é de tipo teórico-prático de formato muito livre, onde serão abordados os temas principais numa perspectiva formal e estimulando o debate e uma análise crítica sobre os conceitos introduzidos. Este tipo de aula requer que por cada hora de contacto o aluno deverá investir cinco horas de trabalho extra aula. Este formato visa exactamente introduzir os alunos a uma rotina de auto-estudo essencial para a aquisição de novos conhecimentos, de reflexão sobre os conhecimentos adquiridos, do relacionamento com áreas afins, do desenvolvimento da análise crítica e da capacidade de sintetização de ideias novas, fundamentais para o desenvolvimento de trabalho de investigação. Este tipo de rotina é intensificado durante o desenvolvimento do trabalho de investigação no âmbito da tese, tendo o professor orientador um papel importante.

Isto permite não só uma formação específica avançada mas também um abrir de perspectivas sobre um leque mais vasto de conhecimentos, instrumental para o progresso do conhecimento científico e tecnológico.

O plano está organizado para ser cumprido num tempo de três anos à semelhança da algumas das universidades na Europa. No entanto as instituições de financiamento de bolsas fornecem bolsas de doutoramento de quatro anos. Estes quatro anos resultam também de muitas vezes da necessidade de alguns candidatos precisarem de formação inicial quando são provenientes de outras áreas. Acautelando esta possibilidade e também a existências de condições excepcionais, o programa de doutoramento pode ir de 3 anos em condições normais até ao limite de 5 anos quando devidamente justificado. A parte curricular será de 1 ano podendo então a elaboração e defesa da tese de doutoramento ir de 2 a 4 anos. O programa mantém assim também uma flexibilidade de intercâmbio com a maioria dos programas europeus de doutoramento.

MSDN Academic Alliance

Academia Cisco


Visual Paradigm Academic Partner Program has made possible the use of VP at University of Algarve for educational purpose.

PlanetLab