Departamento de Engenharia Electrónica e Informática
Imagem Aleatoria

Sistemas Paralelos e Distribuídos

Objecto da Aprendizagem (conteúdo programático)

  • Motivação à utilização dos sistemas paralelos e distribuídos. Discussão de conceitos de hardware e software no contexto dos sistemas paralelos e distribuídos. Modelos de distribuição dos dados e do controlo da execução.
  • Sistemas distribuídos: comunicação, processos, gestão de nomes, segurança, tolerância a faltas. Sincronização de processos distribuídos: ordenação de eventos, observação e construção de estados globais; Consistência e replicação; Algoritmos distribuídos.
  • Modelos transaccionais: Teoria da serialização; Controlo da concorrência; Validação e recuperação do estado; Sistemas transaccionais distribuídos;
  • Atomicidade e recuperação distribuídas; Aplicações.
  • Processamento paralelo: desenho e implementação de aplicações paralelas; comunicação, sincronismo, detecção e resolução de impasses (deadlocks); redes de processadores e distribuição de carga; Medidas de avaliação de desempenho e estudo de impacto de formas alternativas de implementação no desempenho global do sistema.

Processo de Avaliação – Classificação

Exame: 0%;  Avaliação dos relatórios e apresentação dos trabalhos: 100%;

MSDN Academic Alliance

Academia Cisco


University of Algarve is provided with the use of VP-UML, AG for educational purpose by the Academic Partner Program from Visual Paradigm.

PlanetLab