Departamento de Engenharia Electrónica e Informática
Imagem Aleatoria

Fundamentos de Telecomunicações I

Objectivos

Estabelecimento das bases fundamentais das telecomunicações, dotando o aluno de conhecimentos sobre as principais limitações das ligações ponto a ponto. Domínio das técnicas de comunicação analógica e das comunicações digitais na banda base. Desenvolvimento de capacidades de avaliação experimental de sistemas de comunicação através de trabalhos laboratoriais e de simulação em computador.

Objecto da Aprendizagem (conteúdo programático)

1. Modulação analógica da amplitude de portadora sinusoidal
     1.1. Modulação de amplitude de portadora continua
       1.1.1. Largura de banda necessária para transmitir o sinal AM
       1.1.2. Desmodulação do sinal AM
       1.1.3. Potência do sinal AM
     1.2. Modulação de amplitude de banda lateral dupla (DSB- Double Side Band)
       1.2.1. Desmodulador DSB coerente
       1.2.2. Influência da fase da portadora local
     1.3. Modulação de banda lateral única
       1.3.1. Produção de sinais SSB
       1.3.2. Descrição matemática de sinais SSB (Transformadas de Hilbert)
       1.3.3. Desmodulador SSB coerente
       1.3.4. Influência da fase da portadora local
       1.3.5. Vestígio de Banda Lateral (VSB, ‘Vestigial Side Band’)
     1.4. Relação Sinal Ruído
       1.4.1. Relação Sinal Ruído em sistema banda base
       1.4.2. Caracterização de ruído passabanda (componentes em fase e quadratura)
       1.4.3. Relação Sinal Ruído em sistemas DSB coerentes
       1.4.4. Relação Sinal Ruído em sistemas DSB coerentes
       1.4.5. Relação sinal Ruído em sistemas SSB
       1.4.6. Relação Sinal Ruído em AM convencional
2. Modulação de fase e de frequência
     2.1. Modulação analógica da fase e da frequência de uma portadora sinusoidal
       2.1.1. Conceitos básicos (Relação entre modulação de fase e de frequência, análise no domínio temporal)
       2.1.2. Análise espectral de sinais FM (Funções de Bessel)
       2.1.3. Largura de banda necessária para a transmissão de sinais FM
       2.1.4. FM de banda estreita
       2.1.5. FM de banda larga
       2.1.6. Desmodulação de sinais FM
     2.2. Ruído em Sistemas FM
     2.3. Circuitos de De-ênfase e Pré-ênfase
     2.4. Multiplexagem no domínio da frequência
     2.5. Princípios de recepção rádio
       2.5.1. Receptor superheterodino
3. Modulação de pulso
     3.1. Princípios de amostragem (amostragem ideal, Sample and hold)
     3.2. Modulação de amplitude de pulso (PAM)
     3.3. Multiplexagem no domínio do tempo (TDM)
     3.4. Modulação de posição e largura de pulso (PPM e PWM)
     3.5. Príncipios de quantificação
     3.6. Modulação por código de pulso (PCM)
       3.6.1. Arquitectura do sistema gerador de sinais PCM (DAC e ADC)
       3.6.2. Taxa de geração de dados binários num sistema PCM
       3.6.3. Receptor PCM
       3.6.4. Erro de quantificação
       3.6.5. Quantificação não uniforme
       3.6.6. Leis de compressão A e
       3.6.7. Modulação diferencial por código de pulso
       3.6.8. Modulação Delta
4. Transmissão digital em banda base
     4.1. Princípios de transmissão digital
       4.1.1. Vantagens e desvantagens da transmissão digital
       4.1.2. Modelo de um sistema de transmissão digital
       4.1.3. Caracterização da informação digital
       4.1.4. Limitações de transmissão
       4.1.5. Diagrama de olho
     4.2. Ruído e erros em sistemas de transmissão digital
       4.2.1. Nível de decisão óptimo
       4.2.2. Calculo da probabilidade média de erro
       4.2.3. Filtro adaptado
       4.2.4. Cálculo da probabilidade de erro do filtro óptimo em função da energia média por bit
       4.2.5. Interferência entre símbolos
       4.2.6. Formatação Coseno Elevado
       4.2.7. Igualação em transmissão digital

Processo de Avaliação – Classificação

Exame: 70%; Avaliação da execução e dos relatórios dos trabalhos práticos 20%; Avaliação contínua por resolução de exercícios: 10%

MSDN Academic Alliance

Academia Cisco


Visual Paradigm Academic Partner Program has made possible the use of VP at University of Algarve for educational purpose.

PlanetLab