Departamento de Engenharia Electrónica e Informática
Imagem Aleatoria

Fundamentos de Redes de Computadores

Objecto da Aprendizagem (conteúdo programático)

  1. Conceitos introdutórios de Redes: redes alargadas, metropolitanas, locais e pessoais; unidades de dados; topologias e sua representação matricial; store-and-forward e comutação de circuito; datagramas e circuitos virtuais; transmissão e comutação; modelos protocolares de referência.

  2. Introdução à teoria das filas de espera: processos estocásticos; cadeias de Markov; sistemas de filas de espera com prioridades não-preemptivo. Simulação de eventos discretos: técnicas de programação; geração de distribuições aleatórias; análise estatística de simulações.

  3. Redes locais: multiacesso ordenado e contencioso; protocolos e tecnologias de multiacesso; desempenho; bridging, switching e seus protocolos.

  4. Controlo da ligação de dados: tramas, sua sintaxe e semântica; controlo de erros e de fluxo; endereçamento; protocolos e tecnologias de ligação de dados; desempenho.

  5. Internetworking: datagramas, sintaxe e semântica; endereçamento; encaminhamento e comutação de datagramas; fragmentação e convergência; tabelas de encaminhamento; rotas óptimas; introdução aos protocolos de encaminhamento; marcação e fluxo de datagramas; qualidade de serviço; protocolos auxiliares de resolução de endereços e de mensagens de controlo.

  6. Transporte: melhor esforço e fiável; datagramas e segmentos de transporte, sintaxe e semântica; conexões; sockets; controlo de erros, de fluxo e de congestão; protocolos; especificação com máquina de estados.

  7. Aplicações: modelo cliente servidor; Domain Name System, nomes e seus servidores; protocolos de aplicações comuns, terminal remoto, transferência de mensagens, de ficheiros e de hipertexto.

Processo de Avaliação – Classificação

Exame Escrito: 60%; Avaliação da execução e dos relatórios dos trabalhos práticos e da sua discussão oral :
40%

MSDN Academic Alliance

Academia Cisco


Visual Paradigm Academic Partner Program has made possible the use of VP at University of Algarve for educational purpose.

PlanetLab