Início arrow Calendarização
cisco_academy_logo.png
Calendarização PDF Print E-mail

Curso da Academia Cisco `Cisco Certified Network Associate CCNA Exploration´ 

 

  • Dados Gerais:
Duração: 4 módulos de 8 a 11 semanas
Duração de cada aula: 3 horas  
Nº de participantes: Mínimo 8; Máximo 16
Horário de Funcionamento: 4ª a 6ª. Pós-laboral
Local: Sala 1.55 DEEI-FCT, Gambelas

  • Datas de Funcionamento:

Módulo 1: data a anunciar

Módulo 2: a decorrer (15 de Fevereiro a 19 de Junho de 2016)

Módulo 3: data a anunciar

Módulo 4: data a anunciar



  • Conteúdos Programáticos:

  • Módulo 1 Conceitos Básicos de Networking  
    Este módulo apresenta a arquitectura, a estrutura, as funções, os componentes e os modelos da Internet e de outras redes informáticas. Utiliza os modelos OSI e TCP em camadas para examinar a natureza e as funções dos protocolos e serviços nas camadas de aplicação, rede “Data-link” e física. Apresentam-se os princípios e a estrutura do endereçamento IP e os aspectos e conceitos fundamentais, os meios de comunicação e as operações da Ethernet. Os exercícios práticos utilizam uma “Internet modelo” para permitir que os formandos analisem dados reais sem afectar as redes de produção. As actividades com o Packet Tracer ajudam os estudantes a analisar o funcionamento das redes e os protocolos, e a criar pequenas redes em ambiente de simulação. No final do curso, os formandos aplicam princípios básicos de cableamento, realizam configurações básicas de dispositivos de rede, incluindo roteadores e switches, e implementam esquemas de endereçamento IP para criar topologias de LAN simples.


  • Módulo 2 Protocolos e Conceitos de Encaminhamento   
    Pretende-se com este módulo apresentar as regras de encaminhamento IP e os routers , pretendendo-se que os formandos aprendam a manipular o sistema operativo dos routers e a operarem um conjunto de configurações básicas, necessárias ao funcionamento de uma rede IP. Este módulo também inclui o estudo do encaminhamento estático e dinâmico (RIP e IGRP), bem como a definição e aplicação de listas de controlo de acesso (ACLs) utilizadas actualmente pelos administradores de redes como mecanismo de controlo de tráfego numa rede e de implementação de aspectos de segurança.



  • Módulo 3  LAN Switching e Wireless
    Pretende-se com este módulo que o formandos  desenvolvam uma compreensão exaustiva acerca do funcionamento dos switches e a sua implementação em torno de uma LAN para redes pequenas e grandes. Este curso começa com uma descrição geral sobre Ethernet como base e lodo depois explica detalhadamente o funcionamento dos switches numa LAN, a implementação de VLANs, o protocolo “Rapid Spanning-Tree” (RSTP), o protocolos VTP, o roteamento entre VLANs e o funcionamento das rede wirelles. Os formansdos analisam, configuram, verificam e solucionam problemas de VLANs, RSTP, VTP e redes wireless.


  • Módulo 4  Acesso à WAN
     Este módulo discute as tecnologias WAN e os serviços de rede necessários por aplicações convergentes em redes empresariais. O módulo usa a arquitectura da rede cisco para introduzir serviços integrados de redes e explicar como seleccionar o dispositivo e a tecnologia adequada para os requisitos da rede apresentada. Os estudantes aprendem como implementar e configurar protocolos comuns de “data link” e como aplicar conceitos de segurança WAN, princípios de tráfego, controlo de acesso, e serviços de endereçamento. Finalmente, os estudantes aprendem como detectar, resolver, e executar questões comuns em redes empresariais. Este módulo introduz os vários protocolos e tecnologias utilizadas em ambientes de área alargada, pretendendo-se que os formandos aprendam a identificar a melhor solução para uma ligação WAN e a saibam configurar e parametrizar. 



Mambo is Free Software released under the GNU/GPL License.