TOPAS SUL 2019

Torneio de Programação para Alunos do Secundário





Regulamento

TOPAS Sul

Composição das equipas

  1. As equipas, participantes no ToPAS SUL, são constituídas por, no máximo, 3 elementos.
  2. Um estudante é considerado elegível para participante se estiver inscrito numa instituição do ensino secundário, no ano lectivo corrente.
  3. Cada equipa deverá ter um treinador, de preferência não participante, que será o representante da equipa antes e durante a competição.
  4. Cada instituição pode levar, no máximo, duas equipas ao ToPAS Sul.
  5. As inscrições das equipas têm de ser feitas obrigatoriamente no prazo definido pela organização.


Ambiente de trabalho

  1. Cada equipa terá direito a apenas um computador, equipado de maneira semelhante a todas as outras equipas.
  2. Cada equipa terá acesso aos compiladores de C, C++, Java, Pascal e Python.
  3. Os programas deverão residir num ficheiro isolado e deverão obedecer às normas standard (ANSI-C ou ISO-Pascal). Será permitido o uso de STL no C++ e das packages de classes habituais do Java.
  4. O sistema de avaliação é o Mooshak.
  5. As equipas poderão levar todo o tipo de material escrito, estando impedidas de levar material em suporte informático ou calculadores de bolso.
  6. O trabalho das equipas será desenvolvido localmente em cada máquina, e quando a equipa entender adequado deverá submeter ao sistema de avaliação automática a sua solução (programa-fonte) para um dado problema. O ambiente de submissão está integrado no browser.


Concurso e problemas

  1. O concurso tem a duração de 4 horas para tentar resolver 6 a 7 problemas.
  2. Dentro do possível, os problemas irão evitar a dependência duma área de conhecimento em particular ou de uma determinada linguagem.
  3. Quando uma equipa tiver uma proposta de solução dum problema, submete-a ao júri do concurso, que a avalia, dizendo se está certa ou errada. As submissões erradas serão marcadas como tendo ocorrido: "compile time error", "run-time error", "time-limit exceeded", "wrong answer", "presentation error" ou "contest rule violation".
  4. A avaliação das submissões será feita pelo sistema de avaliação automática Mooshak e os resultados confirmados por professores de informática pertencentes à organização do concurso.


Classificação

  1. As equipas são classificadas de acordo com o número de problemas resolvidos.
  2. Em caso de empate, serão classificadas pelo somatório dos tempos dos problemas resolvidos.
  3. O tempo dum problema é igual ao tempo passado desde o início do concurso até à sua submissão correcta mais uma penalização de 20m por cada submissão errada para esse problema.