TOPAS SUL

Torneio de Programação para Alunos do Secundário





O que é o TOPAS Sul?

O TOPAS Sul é um concurso de programação para os estudantes do ensino secundário do Algarve, mas aberto a todas as escolas do Paí­s.


No TOPAS Sul, os estudantes concorrem em equipas de 3 elementos que representam as escolas. O concurso consiste numa prova de programação de 4 horas, para a resolução de 6 a 7 problemas, com recurso às linguagens de programação C, C++, Java, Pascal e, a título experimental, Python.


Os objetivos do concurso são múltiplos: por um lado, suscitar o interesse pela disciplina da programaçao de computadores; incentivar o gosto pela programação em grupo e em modo de competição; ajudar na aquisição de competências para a resolução de problemas; desenvolver o brio dos estudantes concorrentes na defesa das "cores" da sua escola; identificar estudantes com potencial para concorrer nas Olimpí­adas de Informática ; criar um ponto de encontro entre os estudantes com gosto pela programação e também dos seus professores; apoiar os professores no seu esforço de encontrar fatores de estí­mulo para as aulas de programação e prestigiar os vencedores do concurso e a sua escola.


Por outro lado, e mais prosaicamente, mostrarmos aos estudantes do ensino secundário um pouco do ambiente universitário, uma vez que o concurso ocorre nas instalações na Universidade do Algarve e na sua organização colaboram professores da universidade e estudantes dos cursos de Engenharia Informática. É claro que com tudo isto também esperamos conquistar a simpatia dos estudantes e, quem sabe, mesmo a sua preferência numa futura escolha de curso superior.


O TOPAS Sul terá lugar no edíficio 1 da FCT, localizado no campus de Gambelas da Universidade do Algarve. A sessão de abertura decorrerá em local a anunciar (coordenadas geográficas: 37°2'40"N, 7°58'19"W).


O TOPAS Sul é organizado pelo Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade do Algarve, em parceria com o Departamento de Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.