Curso: Engenharia Informática |
||
Área Científica: Informática/Ciências da Computação |
||
Uc Anual |
Semestral |
Trimestral |
Obrigatória T |
Opcional |
Outra T |
Objectivos |
||
Levar os alunos a compreender alguns dos limites e das potencialidades da computação, enquanto tema central da sua Licenciatura; apresentar os modelos de computação sub-Turing mais importantes, enquanto abstracção de dispositivos reais ou idealizados, estabelecendo uma hierarquia entre eles; estudar a influência de elementos como o não-determinismo, a existência de memória e tipo de acesso à memória, na capacidade computacional desses modelos; Desenvolver a capacidade de abstracção e o raciocínio abstracto dos alunos, sensibilizando-os para os aspectos teóricos da computação e a sua relação com a prática. |
||
Objecto da Aprendizagem (conteúdo programático) |
||
|
||
Processo de Avaliação – Classificação |
||
Exame: 100%; Avaliação contínua por tutória electrónica : 0% |
Distribuição das horas creditadas para obtenção de 5 créditos ECTS
Resultados de Aprendizagem (RA) |
Horas de contacto com o docente |
Horas de trabalho independente |
Horas de Avaliação |
Total |
|||||
Listagem de RAs (4 a 6) |
T |
TP |
PL |
OT |
Estudo |
Trab. Grupo |
Trab. Projecto |
|
|
Compreender o conceito formal de linguagem, a matemática das sequências de símbolos, e a existência de linguagens que não admitem representação finita. |
3 |
3 |
|
1 |
9 |
|
|
|
16 |
Compreender a noção de linguagem regular e reconhecer a existência de linguagens não regulares. |
3 |
3 |
|
1,5 |
9 |
|
|
|
16,5 |
Reconhecer a equivalência entre expressões regulares, autómatos finitos determinísticos e não determinísticos, enquanto dispositivos geradores ou reconhecedores de linguagens regulares, e saber converter entre uns e outros. |
6 |
6 |
|
3 |
18 |
|
|
|
33 |
Compreender a noção de linguagem sem contexto e reconhecer a existência de linguagens fora dessa classe. |
4 |
4 |
|
2 |
12 |
|
|
|
22 |
Reconhecer a equivalência entre gramáticas sem contexto e autómatos de pilha enquanto dispositivos geradores ou reconhecedores de linguagens sem contexto, e saber converter entre uns e outros. |
5 |
5 |
|
2,5 |
15 |
|
|
|
27,5 |
Reconhecer a existência de linguagens sem contexto não-determinísticas e saber construir analisadores sintáticos para linguagens sem contexto determinísticas simples. |
4 |
4 |
|
2 |
12 |
|
|
|
22 |
TOTAL |
25 |
25 |
|
12 |
75 |
|
|
3 |
140 |
TOTAL/Sem (em 5 semanas) |
5 |
5 |
|
2,4 |
15 |
|
|
|
|