EVENTOS do D.E.E.I.

Esta semana:

O Treino desportivo com pulsómetro

Orador: Dr. Vitor Cunha

Resumo: A apresentação incidirá em como treinar com o pulsómetro no treino de alto rendimento, ou seja como o uso de uma tecnologia se torna e é bastante útil, eficiente e imprescindível no treino de atletas de alta competição em diversificados desportos nomeadamente no atletismo, ciclismo, natação, entre outros, e em como as novas tecnologias estão presentes no desporto profissional de alto rendimento.

Próxima semana:

Desenvolvimento de um sistema de informação para tomada de decisão a partir de dados hidrológicos

Orador: Jonathau Nau, estudante de LEI, Erasmus

Resumo: O município de Brusque, localizado em Santa Catarina – Brasil, é castigado em períodos de muita chuva, nesses períodos o rio que corta a cidade aumenta seu volume e acaba atingindo os comércios e as moradias, causando enormes prejuízos. Como forma de alertar os habitantes da cidade, foram criadas as estações de telemetria para medir o nível do rio e da chuva em tempo real sem precisar de interferência humana. Os dados são coletados a partir de estações de telemetria que ficam ao longo do rio Itajaí-mirim, situado no município de Brusque. As estações coletam informações como nível do rio e quantidade de chuva. Esses dados são enviados para uma base de dados central. Nosso projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de um sistema de informação para apoiar o tratamento de dados das estações de telemetria e disponibilizar uma ferramenta para tomada de decisão. O projeto tem como objetivo auxiliar aos órgãos de proteção ao meio civil da região, prestar apoio a outras áreas do conhecimento como engenharia civil para fins de planejamento, e futuras pesquisas que convenham a trabalhar com desastres ambientais ou hidrologia.

Sobre Nós

Organizado por alunos e docentes dos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática e de Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações.

Para mais informações e outros assuntos enviar e-mail para:

a34693@ualg.pt